Os 148 cardeais reunidos em Roma, que assistem às congregações gerais prévias ao conclave que escolherá o próximo sucessor de São Pedro, enviaram ao Papa Emérito Bento XVI um telegrama no qual lhe agradecem por seu luminoso ministério petrino e seu exemplo de entrega pela Igreja e o mundo.

No texto assinado pelo Decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Angelo Sodano, os cardeais dizem a Bento XVI que "os Padres Cardeais reunidos no Vaticano para as congregações gerais em vista do próximo conclave lhe enviam em coro uma devota saudação".

Esta saudação eles fazem chegar ao Papa Emérito "com a expressão da sua renovada gratidão por todo seu luminoso mistério petrino e pelo seu exemplo de generosa solicitude pastoral pelo bem da Igreja e de todo o mundo".

O telegrama, divulgado pelo diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, diz na parte final que os cardeais, "com sua gratidão querem expressar o agradecimento de toda a Igreja por seu incansável trabalho na vinha do Senhor. Os membros do Colégio Cardenalício confiam em suas orações por eles e por toda a Santa Igreja".