O Papa João Paulo II nomeou nesta sexta-feira dois novos bispos para diocese latino-americanas. No Peru, o Padre Marco Antonio Cortez Lara, foi nomeado como novo Bispo coadjutor de Tacna e Moquegua, e em Honduras, o Padre Luis Solé Fa, C.M., foi designado novo Bispo de Trujillo.

Dom. Cortez Lara, desempenhava-se até a data como pároco da Paróquia Santa Luzia, de Ferreñafe, na diocese de Chiclayo. É doutor em Teologia Moral pela Pontifícia Universidade de Santa Cruz em Roma e diplomado em Ciências Sociais pela Universidade Navarra na Espanha.

O novo Bispo nasceu em Chiclayo em 10 de dezembro de 1957. Realizou seus estudos filosóficos e teológicos no Seminário diocesano "Santo Toribio de Mogrovejo", desta mesma cidade.

Em 3 de fevereiro de 1985, foi ordenado sacerdote em Lima pelo Papa João Paulo II, durante a primeira visita que o Santo Padre fez ao Peru. Depois de sua ordenação se incardinó na Diocese de Chiclayo.

A diocese de Tacna, foi criada em 18 de dezembro de 1944 pelo Papa Pio XII, desmembrando-a da Arquidiocese de Arequipa atribuída como sufragânea da mesma. Em julho de 1992, por decreto da Santa Sé em modo de Bula cria a sede e co-sede Moquegua e toma o nome de Tacna e Moquegua.

O Bispo desta jurisdição é Dom Hugo Garaycoa Hawkins, atual Presidente da Conferência Episcopal Peruana.

Em Honduras

O novo Bispo de Trujillo nasceu em 1946 em Tarragona (Espanha), foi ordenado sacerdote em 1973 e até agora era vigário episcopal de Mosquitía (diocese de Trujillo).

A diocese de Trujillo tem uma superfície de 25 mil e 500 quilômetros quadrados, uma população de 280 mil pessoas das que 230 mil se confessam católicas. Conta com 17 sacerdotes e 23 religiosas.