Desde que o Papa Emérito Bento XVI anunciou sua renúncia no último dia 11 de fevereiro, as expressões de carinho e gratidão para com o Pontífice não cessaram. Entre eles diversos Bispos da Espanha expressaram seu profundo agradecimento por seu exemplar serviço à Igreja.

O Arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez, considerou que a decisão de Bento XVI ressalta que "a Igreja não depende de estratégias do homem, mas sim de Deus e que os cristãos devem estar agradecidos pela generosidade heroica do Papa ao serviço do Senhor e de sua Igreja".

Dom Juan José Asenjo, Arcebispo da Sevilla, considerou por sua parte, que junto com seus bispos, sacerdotes, consagrados e fiéis reconhecem que a decisão do Papa Emérito demonstra sua "humildade, amor à Igreja, grandeza de alma e grande generosidade".

O Bispo do Bilbao, Dom Mario Iceta, destacou a valentia de Bento XVI, que expressa o grau de absoluta liberdade com que dirige seu ministério, ao ponto que, se pelo bem da Igreja deve renunciar, não se apega a nenhuma razão.

Por sua parte, o Arcebispo de Burgos, Dom Francisco Gil Hellín, assinalou o "belo gesto de humildade do Santo Padre", e destacou sua entrega à Igreja alentando aos fiéis a rezar por Bento XVI.

Em Salamanca, o Bispo da diocese, Dom Carlos López Hernández convocou uma Missa de Ação de Graças pelo pontificado de Bento XVI na Catedral Nova da cidade no último sábado, 2 de março.

O Prelado indicou que a renúncia do Papa "recorda o gesto de João Batista, que assinalou a Jesus e desapareceu, pois ele "não era a luz, mas sim uma testemunha da Luz" (Jo 1, 8). Todo um exemplo de humildade e sabedoria evangélica tão necessária hoje na vida eclesial e de nossa sociedade".

O Bispo de Orihuela-Alicante, Dom Jesus Murgui Soriano, com as palavras, "Obrigado Santo Padre", dá início à carta onde lhe diz ao Pontífice que "em seu serviço se manifestou a bondade de Deus para com sua Igreja. Certamente, confirmaste-nos na fé e na caridade".