O Arcebispo de Sydney (Austrália), Cardeal George Pell, assegurou que o agora Papa emérito Bento XVI “respondeu bem” à muitas vezes “hostil agenda” dos meios de comunicação.

Em declarações ao grupo ACI em 28 de fevereiro, o Cardeal Pell assinalou que “o mundo da imprensa é muito poderoso e chega frequentemente com uma agenda hostil e diferente, mas acredito que o Santo Padre respondeu a esse desafio e acredito que o fez bem”.

O Cardeal Pell sofreu recentemente a tergiversação de suas declarações por parte de diversos meios de comunicação, colocando o Cardeal como um opositor do Papa.

Com titulares como “O Cardeal Pell critica o Papa Bento”, a imprensa converteu em um ataque as declarações de respeito e aceitação à renúncia do Santo Padre por parte do Cardeal.

Em suas declarações para o grupo ACI, o Arcebispo da capital australiana disse que os próximos Papas seguirão os passos de Bento XVI.

“Acredito que seu pontificado será típico dos pontificados do futuro”, indicou.
O Cardeal Pell também expressou sua admiração por Bento XVI “pela decisão que tomou”.

O Cardeal, que viaja frequentemente a Roma, assegurou que ele sabe “quão importante é para nós discernir o que o Espírito Santo quer que façamos e fazê-lo bem”.

“Quando for ao Conclave, estarei agradecendo a Deus que não estou sozinho ao tomar esta decisão”, disse, mas “estarei com 114 de nós, todos sábios Cardeais, com um enorme nível de experiência”.

O Cardeal Pell acrescentou que “muitos deles passaram por momentos muito mais duros dos que eu jamais passei”.

Este será o segundo Conclave para o Cardeal australiano, que o Beato Papa João Paulo II criou Cardeal em 2003, por isso recordou alguns momentos do Conclave de 2005, em que foi eleito o Papa Bento XVI.

“É muito edificante o tempo na Capela Sistina, e o que me chamou a atenção energicamente foi a manifesta fé e devoção dos outros Cardeais”, disse.

“Eu achei isso revigorante e consolador, e estou seguro que será igual esta vez”, indicou.

O Cardeal Pell descreveu a Bento XVI como “um cavaleiro alemão”, assim como “um sacerdote amável, fiel e devoto”, e “um homem muito bondoso e maravilhoso”.

Para o Arcebispo, o Papa emérito Bento XVI desdobrou um ensino “brilhante” e trabalhou duro durante estes oito anos.

“Recordo-o com muito carinho e com gratidão”, assegurou, e recordou que sentiu “um verdadeiro momento de tristeza” na manhã de 28 de fevereiro, quando o Papa se despediu dos Cardeais e da Cúria Vaticano.

O Cardeal Pell também expressou bonitas lembranças de Bento XVI na vigília da Jornada Mundial da Juventude de Sydney em 2008, quando “estava tudo tão calado e havia 400 mil jovens na manhã do Domingo, para a Missa”.

“Depois da comunhão, houve um silêncio perfeito, e podia-se escutar os pássaros cantando”, recordou.

“Esses foram momentos formosos, e espero que não percamos o ‘momentum’ que ganhamos para a restauração de um sentido adequado de adoração na liturgia”, manifestou.

Para o Cardeal Pell, a reforma litúrgica é uma das contribuições mais importantes do pontificado de Bento XVI.