No primeiro dia da Sé Vacante, e conforme o estabelece a Constituição apostólica "Universi Domini Gregis", o Decano do Colégio Cardenalício, Cardeal Angelo Sodano, convocou nesta manhã aos cardeais à primeira congregação geral que será na próxima segunda-feira, 4 de março.

Está previsto que esta primeira congregação geral, as reuniões dos cardeais que se reúnem antes do conclave para conversar sobre os desafios da Igreja, comece às 9:30 a.m. na Sala Nova do Sínodo dos Bispos. A segunda congregação geral será também nesta segunda-feira, às 5:00 p.m. no mesmo lugar.

Nas congregações não só participam os 115 cardeais eleitores, mas também os cardeais maiores de 80 anos que contribuem com a sua sabedoria e experiência neste importante momento para a Igreja Católica.

A carta enviada pelo Cardeal Sodano a outros cardeais assinala que "as Congregações gerais continuarão depois, com normalidade, até que se alcance o número completo de cardeais eleitores e o Colégio de Cardeais dita a data do ingresso no Conclave de ditos cardeais eleitores".

Este procedimento se realizará, assinala o texto, "conforme o estabelecido no recente Motu Proprio do último dia 22 de fevereiro sobre algumas modificações das normas relativas à eleição do Romano Pontífice".

Na norma que se refere o Cardeal Sodano, o agora Papa Emérito Bento XVI fez uma série de modificações relativas ao conclave. A mais importante se refere à faculdade dos cardeais de adiantar a data de seu início antes dos 15 dias de iniciada a Sé vacante.