Um grande número de fiéis participou da missa em agradecimento a Bento XVI, celebrada no Santuário São Judas Tadeu em Belo Horizonte. A missa foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Por sua parte, uma centena de jovens da arquidiocese da capital mineira se reuniu à noite para rezar pelo Santo Padre e agradecer pelos quase oito anos de seu pontificado.

Durante a Homilia na celebração eucarística no santuário mineiro, Dom Walmor pediu que todos permaneçam em oração e comunhão com toda a Igreja nesse momento: “Peço ao coração de cada irmão, cada irmã, que estejamos em comunhão com nossa Igreja, nesse momento singular. Que possamos cumprir a grande tarefa que Jesus Cristo deu ao apóstolo São Judas Tadeu, de congregar todos no amor de Deus”.

“Esse é o tempo de oração e compromisso para fortalecer o coração de nossa Igreja com a intercessão de São Judas Tadeu. Bento XVI demonstrou simplicidade e humildade pelo gesto de confiança em Deus, nesse Ano da Fé”, destacou.

 Diversas paróquias e santuários da Arquidiocese de Belo Horizonte também realizaram momentos especiais em homenagem ao Papa Emérito. No Santuário da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, que fica em Caeté (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte, entre outras atividades, também foi celebrada missa em agradecimento a o Papa Emérito. Na igreja Nossa Senhora do Carmo, região Centro-Sul da capital, os sinos repicaram durante oito minutos, representando cada ano do pontificado de Bento XVI.

Já no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, entre outras atividades, fiéis rezaram pelo Papa Emérito ao longo do dia.

 Durante a noite, jovens se reuniram na Praça do Papa, um dos pontos mais conhecidos da capital mineira, que recebeu em 1980 a visita do Papa João Paulo II, para a oração do Terço. O ato, que reuniu mais de 100 pessoas, foi organizado pela internet, por meio das redes sociais.

Segundo o portal Estado de Minas, o professor de história e mestrando em filosofia Guilherme Ferreira, do Centro Schuman, falou sobre a importância do papa “ao enfrentar os problemas da Igreja com coragem, serenidade e fortaleza”.

Diante do retrato de Bento XVI, iluminado por dois tocheiros, e da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira do México e da América Latina, Guilherme afirmou que o papa manteve a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), evento que ocorrerá em julho, no Rio de Janeiro (RJ), com presença estimada de mais de 2 milhões de pessoas.

“Enquanto o terço era recitado em volta da cruz, tendo a cidade e a Serra do Curral como cenário, jovens levantaram uma faixa de apoio ao pontífice. Ao fim, duas orações foram distribuídas entre os presentes: uma pela fidelidade ao papa e outra pela eleição”, destaca ainda a nota do portal de notícias Estado de Minas.