Quando ainda era Papa, Bento XVI enviou um telegrama ao Arcebispo de Tours (França), Dom Bernard-Nicolas Aubertin, por motivo do falecimento, nesta quinta-feira 28 de fevereiro, aos 92 anos, do Cardeal Jean Honoré, que contribuiu na edição do Catecismo da Igreja Católica.

Bento XVI pediu a Deus que receba “em sua luz e sua paz este pastor fiel que serviu aIgreja com devoção na educação católica e na catequese, e logo como bispo deEvreux e arcebispo deTours”.

O cardeal Honoré foi também um “artífice competente e apaixonado da redação do Catecismo da Igreja Católica e sempre teve o desejo de anunciar o Evangelho ao mundo contemporâneo”.

Nascido em 13 de agosto de 1920 em Saint-Brice-en Coglès, Arquidiocese de Rennes, na França. Estudou no colégio de Saint-Malo. Ingressou no Seminário Maior deRennes, no Instituto Católico de Paris fez seu doutorado em Teologia com uma tese sobre a espiritualidade do Cardeal John Henry Newman; diplomado na Escola Prática de Altos estudos (Ecole Pratique de hautes Études).

Foi Ordenado sacerdote em 29 de junho de 1943, e nomeado Bispo de Evreux em 24 de outubro de 1971.

O Cardeal Honoré foi membro do Conselho Editorial do Catecismo da Igreja Católica, publicado em 1992. Renunciou ao governo pastoral da arquidiocese em 23 de julho de 1997.

Foi criado Cardeal em 21 de fevereiro de 2001 pelo Beato João Paulo II.