De 4 a 7 de abril, a Universidade Católica do Chile, a Universidade de Tübingen na Alemanha e o Instituto Superior de Pastoral Catequética do Chile, realizarão o Congresso Internacional de Catequese Familiar de Iniciação Eucarística que convocará a pessoas dedicadas a este trabalho pastoral.

Os objetivos mais importantes do Congresso serão reconhecer as distintas experiências de Catequese Familiar de Iniciação à Eucaristia que surgiram em diversos lugares do mundo, avaliar o impacto desta experiência na preparação das crianças à vida eucarística, e compreender a relação que existiu entre este tipo de Catequese e os processos eclesiásticos e sociais que vividos na década de 60.

Também se viu a necessidade de refletir sobre os fundamentos teológicos desta experiência de evangelização, à luz das grandes orientações e impulsos do Concílio Vaticano II.

A Catequese Familiar de Iniciação à Eucaristia nasceu no Chile como desenvolvimento de uma experiência de catequese em que mães preparavam a seus filhos para a primeira comunhão. Com o tempo, viu-se a necessidade de envolver também aos pais, jovens da comunidade e aos próprios sacerdotes, religiosos e religiosas da Paróquia.

Muito em breve, em países como Argentina, Peru, Bolívia e Equador se reconheceu nesta experiência um presente para toda a Igreja e, de acordo às realidades sociais e eclesiásticas dos próprios países, ela foi adaptada e desenvolvida também na Europa, América do Norte e Ásia.

Segundo os organizadores do Congresso, “agentes pastorais e teólogos queremos ser como testemunhas da ação de Deus em nosso meio, como testemunhas de um grande acontecimento do Amor gratuito de Deus, como testemunhas dispostas a "dar razão de nossa esperança”.