A tristeza embargou aos cardeais e bispos que participaram ontem na última audiência geral do Papa Bento XVI, que aconteceu um dia de que termine oficialmente seu Pontificado.

O Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, declarou ao grupo ACI depois da multitudinária audiência do Papa, que o ambiente entre os membros da Cúria romana e o resto de Cardeais e Bispos, foi "de maior respeito e de um carinho e amor muito grandes, mas também houve uma nota de tristeza, e foi como se se visse uma pessoa pela última vez".

A última mensagem do Santo Padre deixou a Dom Fisichella com pena, porque "o Santo Padre falou de seu sofrimento nesta decisão (de renunciar ao pontificado)", embora por outro lado "temos a certeza de que o Senhor está aqui conosco, e que o Santo Padre também com sua renúncia está presente em meio de todos nós com sua oração e com sua presença que dá à Igreja um testemunho de fé e uma esperança muito grande", acrescentou.

A autoridade vaticana explicou que nesta última quarta-feira de audiência junto ao Papa "foi uma grande experiência de fé", em que pôde divisar com clareza "uma Igreja viva que abraça ao Santo Padre e lhe manifesta seu amor".

O dicastério de Dom Fisichella está encarregado da celebração do Ano da Fé, uma importante tarefa encarregada pelo Papa Bento XVI, durante a qual, o Pontífice convidou a todos a aproximar-se um pouco mais a Deus e redescobrir o Concílio Ecumênico Vaticano II.

Dom Fisichella considerou que quando Bento XVI deixe de ser o Pontífice de Roma, continuará guiando com sua oração à Igreja e o Ano da Fé.

O Papa nos acompanha "antes de tudo como testemunha e com seu ensinamento, porque seu magistério sobre a fé é muito grande e de uma riqueza muito profunda. Acredito também que com a oração, sua presença viva, e seu silêncio, nos falará da oração verdadeira que devemos doar ao Senhor", concluiu.