O porta-voz e secretário geral da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom Juan Antonio Martínez Camino, assinalou que as razões dadas pelo Papa Bento XVI ante sua renúncia, que se fará efetiva nesta quinta-feira às 8:00 p.m. são "as que ele disse" e assegurou que o resto são "suposições infundadas" porque quando aceitou seu cargo "não ignorava os problemas de sujeira na Igreja".

"As razões da renúncia são as que ele falou, o resto são hipóteses e suposições infundadas porque quando o Santo Padre aceitou seu cargo por obediência em 2005 não ignorava os problemas de sujeira na Igreja –como ele os chamou antes de ser eleito– nem ignorava a debilidade humana nos membros da Igreja, os problemas presentes", precisou durante a roda de imprensa posterior a 226º Reunião da Comissão Permanente da CEE.

Além disso, fez referência ao "grande desafio" que supõe o exercício do pontificado, "não só por estes motivos, mas sim pelo desafio objetivo" que supõe, a seu ver, o exercício deste ministério "em um mundo –como diz o Papa na breve declaração em que explica os motivos de sua renúncia–, de tantos desafios para a fé".

Para Dom Martínez Camino, a razão é a falta de forças, não "por fugir de nenhum desafio nem por ver-se incapaz ante algum desafio concreto" e tampouco porque "algo lhe tenha surpreendido", pois, tal e como explicou, "se alguém conhecia a situação da Igreja no mundo era ele".

Por outra parte, indicou que tanto o Arcebispo de Madri e presidente da Conferência Episcopal Espanhola, Cardeal Antonio María Rouco Varela, como ele, assistirão nesta quinta-feira à última audiência geral de Bento XVI no Vaticano, um dia antes que se faça efetiva sua renúncia.

Do mesmo modo, participarão de seu último ato público o Arcebispo de Barcelona, Cardeal Luis Martínez Sistach, e o Arcebispo de Granada, Dom Javier Martínez.

Em todo caso, o que não pôde assegurar é se os cinco cardeais espanhóis maiores de 80 anos estarão em Roma durante as Congregações do Colégio Cardenalício e durante o Conclave, embora tenha dito que alguns deles já estão ali.

Perguntado pelos casos de renúncias de alguns cardeais eleitores, Dom Martínez Camino indicou que não faz julgamentos sobre "casos concretos" sobre os que, em sua opinião, "têm que pronunciar-se quem tem os elementos de julgamento sobre eles".

Dom Martínez Camino apontou que durante a Comissão Permanente, os bispos não falaram sobre o Conclave nem sobre o possível adianto do mesmo, embora tenha comentado que sim dedicaram um momento para ver juntos pela televisão o último Ângelus de Bento XVI e rezar com ele através da tela e fazer algumas reflexões a respeito.