O Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, Cardeal Leonardo Sandri, exortou aos católicos a continuar a solidariedade com os cristãos da Terra Santa através da Coleta da Sexta-feira Santa, e assim apoiar uma comunidade que continua dando prova de fidelidade a Cristo apesar das dificuldades.

"Terra Santa é testemunha silenciosa e custódio vivo graças às comunidades latinas da Diocese Patriarcal de Jerusalém e da Custódia Franciscana, como também graças às comunidades Melquita, Maronita, Síria, Armênia, Caldea e Copta ali radicadas", explicou o Cardeal eleitor.

Entretanto, recordou que "ao mesmo tempo, é testemunha de como povos inteiros, famintos de dignidade e justiça, deram asas ao sonho de uma primavera da que queríamos ver imediatamente seus frutos, como se a esperada grande transformação fosse possível sem uma renovação dos corações e sem assumir a responsabilidade para com os pobres do mundo, em cuja importância todos nós concordamos".

Nesse sentido, afirmou que o Papa Bento XVI oferece exemplos admiráveis desse mesmo olhar cheio de compaixão para Terra Santa, como foi sua visita pastoral ao Líbano em setembro para a publicação da Exortação Apostólica Ecclesia in Medio Oriente.

"Os cristãos que vivem em Israel e Palestina, Chipre, Líbano, Jordânia, Síria, Egito, formando no sentido mais amplo a Terra de Jesus, devem encontrar em nós esse mesmo olhar de fé (…). A Congregação para as Igrejas Orientais dirige, portanto, com plena convicção, o chamado a confirmar a caridade eclesial a favor da Terra Santa", expressou.

O Cardeal Sandri assinalou que "junto ao Papa, agradece aos Pastores e aos fiéis a oração e a fraterna solidariedade que darão a esta intenção, unidos à Cruz do Senhor e participando do agradecimento do mesmo Supremo Pastor à Igreja que nessa Região dá prova de um tão esforçado testemunho e cuja fidelidade recorda a todos as palavras do Ressuscitado: ‘Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa’".