O Papa Bento XVI expressou seu agradecimento aos religiosos de clausura nos diversos mosteiros e conventos espalhados por todo mundo, e lhes assegurou que "o próximo Conclave se apoiará de modo especial na límpida pureza de sua oração e louvor".

Assim o indica o texto, divulgado hoje pela Santa Sé, que o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, enviou nos últimos dias a diversos mosteiros de vida contemplativa para fazer-lhes um pedido especial de oração neste período particular para a vida da Igreja.

"Dirijo-lhes esta mensagem enquanto toda a Igreja acompanha com emoção os últimos dias do luminoso pontificado de Sua Santidade Bento XVI, e espera ao Sucessor que os Eminentíssimos Cardeais reunidos no Conclave escolherão, guiados pela ação do Espírito Santo, depois de ter examinado detalhadamente juntos os sinais dos tempos na Igreja e no mundo", assinala a mensagem.

"O chamado que Sua Santidade Bento XVI dirigiu a todos os fiéis de acompanhá-lo com a oração no momento de entregar o ministério petrino em mãos do Senhor e esperar confiados ao novo Pontífice, impele particularmente a esses membros escolhidos da Igreja que são os contemplativos".

O Cardeal Bertone afirma que "sua Santidade Bento XVI está seguro de poder obter de vós, de seus mosteiros femininos e masculinos disseminados por todo mundo, a valiosa contribuição dessa fé orante que sempre acompanha e sustenta o caminho da Igreja".

"O próximo Conclave se apoiará de modo especial na límpida pureza de sua oração e louvor", adiciona.

"Sua Santidade Bento XVI que, depois de ter governado a Barca de Pedro em meio das vicissitudes da história, optou por dedicar-se, sobretudo à oração, à contemplação do Altíssimo e à reflexão, oferece-nos o exemplo mais significativo desta elevação espiritual, que manifesta a dimensão mais autêntica e profunda de todo ato eclesial, a do Espírito Santo que guia à Igreja".

O Secretário de Estado assinala finalmente em sua mensagem que "o Santo Padre, a quem comuniquei os sentimentos expressos nesta carta, manifestou seu agrado, pedindo-me que vos agradeça de sua parte e vos faça chegar o amor e a estima que vos tem. Uno-me a vossa oração e vos saúdo com cristão afeto".