O Bispo de Bilbao e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Ricardo Blázquez Pérez, assegurou que a Santa Sé ofereceu sua disponibilidade para a “resolução dos problemas que a Igreja tem na Espanha”.

Depois de que a nova presidência do Episcopado Espanhol mantivera reuniões com diversas autoridades da Cúria vaticana os dias passados, Dom. Blázquez Pérez assinalou em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano que recebeu a "disponibilidade de colaborar desde a responsabilidade que tem o Vaticano para a resolução dos problemas que a Igreja tem na Espanha".

O novo presidente da CEE, junto ao seu vice-presidente, Dom. Antonio Cañizares Llovera e o secretário geral e porta-voz episcopal, P. Juan Antonio Martínez Caminho, sustentaram uma entrevista esta quarta-feira com o secretário de estado vaticano, o Cardeal Angelo Sodano, em que lhe solicitaram que transmitisse ao Pontífice suas orações por sua recuperação.

Na entrevista, Dom. Blázquez Pérez explicou que entre as primeiras prioridades a resolver estão os problemas que surgiram com o Governo espanhol. Entretanto, o Prelado manifestou estar otimista depois da reunião sustentada faz uns dias entre o anterior vice-presidente da CEE, Dom. Fernando Sebastián, e a vice-presidenta do Governo, María Teresa Fernández da Vega.

Dom. Blázquez Pérez qualificou o encontro de “porta aberta" por ambas as partes para tratar os assuntos pendentes. "criou-se uma espécie de via para a busca de soluções dos temas pendentes, que estão afligindo a todos e principalmente à sociedade", indicou.

Terrorismo: uma humilhação para todos

Perguntado pela questão do terrorismo, o Bispo de Bilbao assinalou que "trata-se de um imenso problema" que tem que desaparecer. "É uma humilhação para todos, é uma injustiça flagrante dispor da vida de pessoas convertendo-as em um instrumento para uma causa política. É intolerável", afirmou.

"Muitas vezes tive que presidir eucaristias por pessoas assassinadas de uma forma tão injusta e tentar consolar a suas famílias. Quero expressar a todos, que em mim, sempre encontrarão acolhida e compreensão e um fôlego na sua vida e uma colaboração para que isto desapareça", finalizou.