O Papa Bento XVI aceitou a renúncia do Cardeal Keith O’Brien ao governo pastoral da arquidiocese escocesa de Saint Andrew e Edimburgo. O Cardeal assinalou, ademais , que não irá ao conclave para escolher o novo Papa.

"Ao chegar à idade de 75 anos e com uma frágil saúde, enviei minha renúncia como Arcebispo de Saint Andrew e Edimburgo ao Papa Bento XVI meses atrás. Alegra-me saber que aceitou minha renúncia ‘nunc pró tunc’ – (agora e para ter efeito logo) no dia 13 de novembro de 2011", indica o Cardeal em uma declaração com data 25 de fevereiro.

Recentemente o Cardeal O’Brien se converteu no alvo da imprensa ao ser acusado por três sacerdotes que afirmam ter sido vítimas de condutas sexuais impróprias da parte de Dom O’Brien na década de 80. O Cardeal também causou controvérsia com algumas declarações à a BBC a favor da abolição do celibato sacerdotal.

O Cardeal também anunciou que não assistirá ao conclave para escolher ao novo Papa, apesar de ter idade para tal (menos de 80 anos).

"Também peço a bênção de Deus sobre meus irmãos cardeais que logo se reunirão em Roma para escolher o seu sucessor. Não os acompanharei pessoalmente neste conclave", disse.

"Não quero que a atenção dos meios em Roma se concentre em mim, mas no Papa Bento XVI e no seu sucessor", indicou.

Para encarregar-se temporalmente da arquidiocese de Saint Andrew e Edimburgo será nomeado um Administrador Apostólico e o novo Pontífice designará o futuro Arcebispo.

Com o anúncio do Cardeal O’Brien e com o anúncio do Cardeal indonésio, Dom Julius Riyadi Darmaatmadja , de não assistir ao conclave por motivos de saúde, serão 115 os cardeais os que votarão para escolher o novo Papa, 5 dos quais são brasileiros.