Diante de testemunhos de vizinhos de uma localidade de Antofagasta sobre a manifestação de fenômenos paranormais em suas moradias, o Vigário Pastoral, Padre Sergio Neira, assinalou que devem ser cautelosos e de uma vez refletir quão perto estamos de Deus.

O sacerdote explicou ao jornal "El Mercúrio" de Antofagasta que "sempre que estas coisas acontecem, a Igreja trata de ser cautelosa e objetiva para não alarmar as pessoas, porque o pior é quando se produzem os pânicos coletivos".

Esclareceu que assim como existe Deus também existe o demônio, mas tampouco terá que descartar que "às vezes nestes casos há muito de psicológico".

O Pe. Neira assinalou que nestas situações o recomendável é recorrer a um sacerdote para que abençoe os lugares afetados, neste caso as casas de um condomínio da Cidade Kútulas. Além disso, convidou às famílias a refletir como está sua relação atual com Deus.

O Vigário Pastoral indicou ao jornal que não é a primeira vez que teve que ajudar a pessoas que garantem estar afetadas por estes fenômenos e relatou que recentemente teve que ir a um bar a pedido de um grupo de jovens que afirmavam ver algo naquele lugar, "e que cada noite quando estavam indo embora as luzes do segundo andar ascendiam". Acrescentou que após abençoar o local, os jovens disseram "que tudo tinha passado".

O Pe. Neira explicou que isto costuma acontecer porque "há pessoas que fazem bobagens", como praticar bruxaria ou espiritismo e que depois não sabem como sair disso. Assinalou que o que faz o sacerdote é "abençoar a casa e colocá-la nas mãos de Deus".