Segundo a informação divulgada pela Santa Sé e pela Conferência Episcopal Brasileira o Papa Bento nomeou os monsenhores Marco Aurélio Gubiotti e Gabriele Marchesi como bispos nesta quinta-feira, 21 de fevereiro.  Os novos bispos para o Brasil assumirão, respectivamente,  a diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG) e a diocese de Floresta (PE).

Monsenhor Marco Aurélio Bubiotti é mineiro de Ouro Fino (MG), e tem 49 anos de idade. Ele sucede Dom Odilon Guimarães, que em entrevista coletiva na sua residência, em Itabira (MG), convocou a imprensa para oficializar a renúncia partilhando que não conta mais com condições físicas para continuar à frente da Diocese, cerca de 10 dias depois da anunciada renúncia do Papa Bento XVI. Dom Odilon ressaltou que desde o mês de junho do ano passado já vinha pensando no assunto e havia enviado o seu pedido à Nunciatura Apostólica há uns dez meses e recentemente recebeu o comunicado de que a sua renúncia havia sido aceita pelo Papa.
 
Dom Marco Aurélio, bispo-eleito de Itabira-Coronel Fabriciano, cursou filosofia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, e a teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Foi ordenado presbítero em 1989, e exerceu a missão paroquial nas cidades de Brasópolis, Jacutinga, Tocos do Mogi, Bela Vista e Santa Rita do Sapucaí. Obteve o título de Mestre em Estudos Bíblicos pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção, de São Paulo (SP). Colaborou com a formação no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e foi diretor do Instituto Teológico Interdiocesano São José (2000 a 2005) e da Faculdade Católica de Pouso Alegre (2006 a 2009). Atualmente, padre Marco Aurélio era pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Pouso Alegre.

Monsenhor Gabriele Marchesi nasceu em Incisa Valdarno, na Itália, e está com 59 anos de idade. Cursou filosofia no seminário diocesano de Fiesole, e a teologia em Fiorentino. Ordenado sacerdote em 1978, atuou como pároco na diocese de Fiesole até 2003, quando veio para o Brasil. Desde então, está na diocese de Viana (MA) como sacerdote “Fidei Donum”. Atualmente, era o pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo e Nossa Senhora do Rosário na cidade de Pedro do Rosário (MA), e também o coordenador de pastoral da diocese. Ele assume a diocese de Floresta no nordeste do país que estava em estado de sede vacante.