Segundo informou o portal News.va, canal oficial de notícias da Santa Sé, nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, 14 textos de Joseph Ratzinger publicados na revista “Communio” antes de ser eleito Papa serão  reunidos em um volume e publicados em um livro que originalmente será lançado em inglês.

Segundo a nota do portal de notícias vaticano, os artigos editados entre 1972 e 2005 na revista da que foi cofundador reaparecem agora no volume “Joseph Ratzinger in Communio, Anthropology and Culture” (Joseph Ratzinger na Communio, Antropologia e Cultura), da editora norte-americana W. B. Eerdmans Publishing Company.

O ser humano entre reprodução e criação, Jesus Cristo hoje, significado do domingo, esperança, segurança tecnológica entendida como problema de ética social e Deus na obra ‘Atravessar o limiar da esperança’, de João Paulo II, são alguns dos temas de teor antropológico que estarão presentes nos textos. Em 2010 a editora publicou a obra “Joseph Ratzinger in Communio. The Unity of the Church” (Joseph Ratzinger na Communio. A Unidade da Igreja), primeiro volume com artigos do Papa publicados na revista.

De acordo com um dos responsáveis da revista, David Schindler, o objetivo do projeto é tornar a apresentar todos os artigos de Joseph Ratzinger publicados na edição norte-americana da “Communio” desde 1974, ano da sua fundação. De acordo com a mesma fonte os textos serão agrupados em três categorias: Igreja, antropologia e renovação teológica.

“Communio” é uma revista internacional trimestral de teologia e cultura criada em 1972 por Hans Urs von Balthasar, Henri de Lubac e Joseph Ratzinger, entre outros teólogos, que desde 1984 é também publicada em português. A edição 105 (Janeiro a Junho de 2010) da versão brasileira de Communio traz um artigo de Joseph Ratzinger intitulado “Jesus hoje”.

Para realizar assinaturas e visualizar conteúdos da revista na internet visite:
http://www.revistacommunio.com.br/