Nesta quarta-feira 20 de fevereiro, o diretor do Escritório de Imprensa da Santa Sé, Pe. Federico Lombardi, SJ, respondendo a perguntas dos jornalistas, comentou que o Santo Padre está considerando a publicação do Motu Proprio nos próximos dias  sobre questões levantadas sobre o conclave surgidas ao longo dos últimos anos.

"Eu não sei se o Papa vai considerar necessário ou conveniente", acrescentou o porta-voz, "para elucidar a questão da data de abertura do conclave”.

“Teremos que ver se e quando um documento será publicado”, acrescentando que “obviamente seria antes do início da Sé Vacante”.

Na opinião do porta-voz da Santa Sé o documento seria de valor para o “esclarecimento de alguns detalhes, a fim de estar em completo acordo com outro documento relativo ao conclave, isto é, a Ordo Rituum Conclavis".

“Porém, a questão depende da decisão do Papa, e se este documento vem à luz ele será divulgado através dos canais apropriados", concluiu o Padre Lombardi na nota divulgada hoje, 20, pelo Vatican Information Service.