O Papa Bento XVI recebeu esta manhã em audiência o Presidente da Romênia, Traian Basescu, com quem conversou sobre a salvaguarda dos valores comuns e a colaboração entre a Igreja e o Estado, concretamente em matéria de educação.

Um comunicado do Escritório de Imprensa da Santa Sé assinala que "durante as conversas, desenvolvidas em um clima de cordialidade, constataram-se as boas relações entre a Romênia e a Santa Sé".

"Em particular, pôs-se de relevo a proveitosa colaboração em âmbito europeu para a proteção dos valores comuns e se examinaram algumas perspectivas de cooperação entre a Igreja Católica e o Estado romeno em matéria de educação".

O Santo Padre e o Presdiente Basescu conversaram também sobre alguns temas referentes às "comunidades católicas na Romênia e falou também da contribuição da Igreja Católica na integração das comunidades romenas no exterior".

Logo do encontro com o Papa, o mandatário romeno se reuniu com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado do Vaticano, que esteve acompanhado do Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.