Ao receber na manhã de sexta-feira em audiência no Palácio Apostólico do Vaticano os membros da associação caridosa Pro Petri Sede, que serve na Bélgica, Luxemburgo e Holanda, O Papa Bento XVI explicou que toda obra de caridade exige estar acompanhada da fé para que seja efetivamente uma manifestação concreta do amor de Deus por todos os homens, e não um simples humanismo ou uma mera empresa de promoção humana.

Assim o indicou o Santo Padre.

A seguir o discurso completo do Papa pronunciado originalmente em francês:

"O Ano da Fé, que a Igreja celebra nestes momentos, convida a uma autêntica conversão a nosso Senhor Jesus Cristo, único Salvador do mundo. Acolhendo por meio da fé a revelação do amor salvífico de Deus em nossa vida, toda nossa existência está chamada a modelarse sobre a novidade radical introduzida no mundo pela ressurreição de Cristo.

A fé é uma realidade viva que precisamos descobrir e aprofundar sem cessar, para que possamos crescer. É ela que deve orientar o olhar e a ação do cristão. Porque ela é um novo critério de inteligência e ação que muda toda a vida do homem.

Como já tive ocasião de afirmar na carta apostólica Porta Fidei, o Ano da Fé é uma ocasião propícia para intensificar o testemunho da caridade: 'A fé sem a caridade não dá fruto, e a caridade sem fé seria um sentimento constantemente à mercê da dúvida. A fé e o amor se necessitam mutuamente, de modo que uma permite à outra seguir seu caminho'.

Para viver este testemunho da caridade, o encontro com o Senhor que transforma o coração e o olhar do homem é então indispensável. Com efeito, é o testemunho do amor de Deus por cada um de nossos irmãos na humanidade o que dá o autêntico sentido à caridade cristã. Ela não pode reduzir-se a um simples humanismo ou a uma empresa de promoção humana.

A ajuda material, tão necessária em si mesma, não é caridade total se não for participação no amor de Cristo recebido e compartilhado. Toda obra de caridade autêntica é então uma manifestação concreta do amor de Deus pelos homens e assim se converte em anúncio do Evangelho.

Neste tempo de Quaresma, no qual os gestos de caridade, cumprem-se generosamente, permitam que cada qual progrida para Cristo, que não cesse de sair ao encontro dos homens!

Queridos amigos, que sua peregrinação fortifique sua relação com Cristo e reavive a graça recebida no Batismo! Que cresça em vós o desejo de sempre testemunhar a fé ali onde estejam!

Confio a cada um de vocês e suas famílias, assim como os membros de sua associação, à intercessão maternal da Virgem Maria e à proteção do Apóstolo Pedro. De todo coração, dou-lhes a bênção apostólica".