Logo que o Papa Bento XVI anunciou sua renúncia ao ministério petrino, os Bispos da Nicarágua convidaram os católicos do país e do mundo a unir-se em 40 horas de oração “por quem será seu sucessor de acordo à vontade do Espírito Santo”.

O presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua (CEN), Dom Sócrates René Sándigo, disse que "estamos fazendo um convite ao povo de Deus, e em concreto ao povo católico da Nicarágua, para que nos unamos nessa cadeia de oração, de tal maneira que o voto, a força do Espírito Santo, manifeste-se como o foi normalmente nessa eleição do Supremo Pontífice que governará nossa Igreja".

Em suas declarações dadas em uma coletiva de imprensa neste 12 de fevereiro, o Bispo assinalou que “Bento XVI deixa a cabeça da Igreja com um grande sentido de honestidade consigo mesmo”.

"Penso que poucas pessoas têm esta valentia, esta capacidade de consultar sua consciência e tomar semelhante determinação, sabendo de que vai ficar para a história como um Papa que com humildade, com valentia reconhece que já suas forças físicas não u acompanham", expressou Dom Sándigo.

O Prelado recordou que três meses atrás ele esteve perto do Papa, e notou "o esforço sobre-humano" que faz apesar do cansaço para manter de pé seu serviço a Cristo. Além disso, ressaltou que os Bispos de seu país qualificaram a decisão de Bento XVI como um gesto de humildade, liberdade interior e de valentia.