O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, anunciou durante o curso da conferência de imprensa celebrada esta manhã no Vaticano, que após o anúncio da sua renúncia ao pontificado a encíclica pelo Ano da Fé que o Papa Bento XVI preparava "já não está no programa" do Pontífice.

O Padre Lombardi explicou que a "desejada e esperada" encíclica do Papa, não alcança o "ponto de preparação adequado para ser traduzida, publicada e divulgada definitivamente em um período tão breve de tempo" e portanto "não poderá ser publicada antes do dinal do mês de fevereiro".

Portanto, a encíclica "não permanece como o documento que tínhamos esperado e que verosímilmente não teremos", acrescentou.

Nos últimos meses, diversas autoridades da Igreja anunciaram a publicação do documento, entre eles o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone; o Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Arcebispo Gerhard Müller; e o Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella.

O porta-voz vaticano também precisou que sendo publicado o texto, não poderia ser catalogado como encíclica pois não se teria sido publicado durante um pontificado. "Se mais adiante Bento XVI nos faz partícipes de suas reflexões seria genial", concluiu.

Durante seu pontificado, o Papa Bento XVI publicou as encíclicas Deus caritas est, em 25 de dezembro de 2005; a Spe salvi, em 30 de novembro de 2007; e a terceira, Caritas in veritate, em 29 de junho de 2009.