O porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, explicou que há aproximadamente três meses o Papa Bento XVI foi submetido a uma intervenção para trocar as baterias de seu marca-passo e precisou que isso o motivou à renúncia ao pontificado que o próprio Santo Padre anunciou ontem.

O Padre Lombardi explicou que o Papa está bem e seu ânimo é sereno. Não renunciou ao pontificado porque esteja doente, mas sim pela fragilidade que o envelhecimento implica.

O porta-voz do Vaticano recordou ademais que o Pontífice foi submetido recentemente a uma intervenção de rotina, para a substituição da bateria do marca-passo que levava, mas isto não teve peso algum sobre sua decisão.

Do mesmo modo, explicou que a viagem a Cuba e México, foi para Bento XVI, devido ao cansaço, um motivo mais de amadurecer na sua decisão, mas não foi a causa da mesma.

Deste modo indicou que nesta quarta-feira 13 de fevereiro às 17:00h (hora local), o Papa Bento XVI presidirá o rito da bênção e imposição das cinzas (Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma) na Basílica de São Pedro e não na basílica romana Santa Sabina onde tem lugar habitualmente.

O motivo, como explicou o Padre Lombardi, é que será a última celebração litúrgica pública de Bento XVI antes de deixar o pontificado e se prevê uma participação muito numerosa.

Pela mesma razão, informou o Padre Lombardi, o encontro anual do Papa com os párocos de Roma, programado este ano para o 14 de fevereiro terá lugar na Sala Paulo VI e terá como tema o Concílio Vaticano II, como havia solicitado o clero romano.

Também, em previsão à grande afluência, a última audiência geral de Bento XVI que teria tido lugar em 27 de fevereiro na Sala Paulo VI, provavelmente se transladará à Praça de São Pedro.

O diretor do Escritório de Imprensa confirmou que o calendário do Papa seguirá sendo o mesmo até o 28 de fevereiro, último dia do pontificado, com os encontros com os bispos italianos em visita ad limina, com os presidentes da Romênia e da Guatemala, entre outros atos. Não será publicada, no entanto, a prevista encíclica sobre a Fé porque o texto ainda não estava preparado.