O Arcebispo de Lima e Primaz do Peru, Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, expressou que a notícia da renúncia do Papa Bento XVI "é um ato de humildade heróica e de sinceridade" e fez um chamado a que a Igreja esteja mais unida que nunca ao Santo Padre na oração.

Em entrevista Telefónica concedida à emissora Radio Programas do Peru, o Cardeal expressou sai "dor porque o Papa na Igreja é nosso pai por quem rezamos, a quem obedecemos e a quem seguimos com tanto carinho".

Ele ressaltou que "a grande mensagem de humildade e a homenagem à verdade que está fazendo o Papa deve remexer o mundo inteiro, um homem que põe em segundo lugar sua pessoa e em primeiro, tudo o que for importante em função do dever que sente diante de Deus".

"Este ato de humildade heróica e este ato de sinceridade e honestidade sempre tão grandes nele, acredito que a todos nos comove e nos chama unir-nos mais a ele nestes dias".

"Esta notica é inesperada para todos. Não foi conversada, nem tenho conhecimento de nenhum dado que me pudesse fazer pensar sobre ela, por isso era completamente inesperado e para mim é uma causa de dor", acrescentou.

O Arcebispo assinalou que o Papa sofreu muito "assumiu com enorme fortaleza, desafios que esse lhe foram apresentados de maneira brutal" como a traição de seu mordomo, Paolo Gabriele e os escândalos dos abusos sexuais cometidos por alguns membros do clero, que foram "outro golpe muito forte".

O Cardeal ressaltou que a mensagem com que Bento XVI anunciou sua renúncia, "está cheia de precisões muito concretas, muito do estilo deste Papa, de um coração muito transparente".

"Eu acredito que o Papa tem feito muito com sua imensa sabedoria e com seu imenso coração de Pastor. Hoje é a luz no pensamento de um mundo que quer deixar Deus de lado, e acredito que fundamentalmente o que ele fez foi empenhar-se em afirmar que não podemos viver se deixarmos Deus de lado da vida humana, à parte de nós, como se Jesus Cristo fosse uma coisa passageira".

Ao finalizar o diálogo, o Cardeal disse que "sempre vi que seu compromisso com a verdade é extraordinário. Isto é o que eu vejo deste pontificado" e animou novamente a que "estejamos mais unidos que nunca em nossa oração e amor ao Papa".