O Papa Bento XVI anunciou na manhã de ontem que no próximo 28 de fevereiro abandonará seu cargo de bispo da Sede de Roma. Durante a ausência do sucessor de Pedro, o Cardeal Tarcisio Bertone, atual Secretário de estado Vaticano exercerá a função de chefe de Estado nas funções básicas da Santa Sé.

Este cargo é de sua competência por ser Camarlengo do Vaticano desde abril de 2007. Durante tal período, o Camarlengo não se responsabiliza do governo espiritual da Igreja Católica nem das decisões definitivas ou nomeações. Tais faculdades só podem ser exercidas pelo Papa.

O novo conclave dará a conhecer 265 sucessor do Pedro e será regulado pelo "Ordo Rituum Conclavis", o rito estabelecido pela Constituição Apostólica do Beato João Paulo II "Universi Dominici Gregis" de 22 de fevereiro de 1996.

Durante o período do conclave os cardeais eleitores se alojarão na residência vaticana Casa Santa Marta, um lugar independente da Capela Sistina, lugar onde será escolhido o novo Papa.

Os cardeais eleitores devem permanecer no Vaticano durante todo o período de duração do conclave e ninguém pode aproximar-se deles em seus traslados dentro do estado, e qualquer tipo de comunicação com o mundo exterior está proibida.

Como tem sido feito ao longo da história, a estufa da Capela Sistina será usada  para queimar as cédulas depois de cada votação. A fumaça da fogueira serve ao colégio cardinalicio para comunicar aos fiéis o estado das votações.

O conclave que levou a eleição de Bento XVI começou na segunda-feira 18 de abril desse mesmo ano, na Capela Sistina do Palácio Apostólico do Vaticano. A eleição começou com a frase "extra omnes", que deve ser pronunciada por professor das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, a partir desse momento começa a eleição do novo Papa.

Bento XVI é o 264º sucessor do Pedro, e foi eleito em 19 de abril de 2005. Estas foram as primeiras palavras que dedicou aos fiéis: "Queridos irmãos e irmãs: Depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais me escolheram, a mim, um singelo e humilde operário da vinha do Senhor. Consola-me o fato de que o Senhor sabe trabalhar e atuar inclusive com ferramentas insuficientes e sobre tudo me confio às suas orações. Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, prossigamos. O Senhor nos ajudará e Maria, sua Mãe Santíssima, estará ao nosso lado".