O anúncio da próxima renúncia ao pontificado realizada na manhã de ontem pelo Papa Bento XVI, devido a sua idade avançada (quase 86 anos) e à falta de vigor de corpo e espírito para exercer bem seu ministério petrino, foi acolhida com surpresa e respeito por vários líderes do mundo.

O primeiro-ministro italiano, Mario Monti, afirmou hoje sentir-se "muito abalado" pelo anúncio de Bento XVI, quem foi eleito pelo conclave de cardeais em 19 de abril de 2005 depois da morte do Papa João Paulo II.

"Estou muito abalado por esta notícia inesperada", assinalou Monti ante as perguntas dos jornalistas realizadas em um congresso no qual participava na segunda-feira em Milão (norte da Itália), onde assegurou que nada poderia ter feito para pressagiar esta decisão.

"Soube da notícia há um minuto", apontou o ex-comissário europeu.

Para o presidente francês, François Hollande, a decisão do Papa Bento XVI de concluir seu pontificado no fim de fevereiro é "respeitável".

"Não me corresponde fazer comentários sobre esta decisão que pertence à Igreja. Não tenho que dizer se está bem. É uma decisão que reflete uma vontade que deve ser respeitada", afirmou Hollande à imprensa em Pierrefitte-sul-Seine, nos subúrbios de Paris.

Para o porta-voz do governo da Alemanha, Steffen Seibert, "durante seus oito anos de pontificado, Bento XVI deu à igreja um selo próprio. Como cristão e como católico sua decisão me comove. Sem dúvida há que agradecer-lhe pelos anos em que foi guia da igreja".

O irmão de Bento XVI, Mons. Georg Ratzinger, quem reconheceu que já conhecia de antemão a decisão anunciada hoje, qualificou-a como um "processo natural".

"A idade oprime", disse Mons. Ratiznger, de 89 anos de idade, em declarações recolhidas pela agência alemã de notícias DPA, nas que comentou que o médico pontifício aconselhou Bento XVI a não fazer mais viaje transoceânicos.

O irmão mais velho do Papa assinalou que Bento XVI tem cada vez mais dificuldades para andar, o que complica sua vida pública e sublinhou que seu "irmão quer mais tranquilidade a esta idade da vida".