O Conselho Provincial da Administração da província de Santiago de Cuba aprovou a devolução de dois templos e uma casa paroquial, assim como a construção de um templo que albergará o altar usado pelo Papa Bento XVI durante a Missa que celebrou nesta província.

“Em comemoração à visita do Papa Bento XVI, foi dada a autorização para construir um novo templo no Distrito José Martí desta cidade. Para isto, se utilizará a estrutura do altar construído na Plaza Antonio Maceo para a celebração eucarística, presidida pelo Santo Padre, em 26 de março do ano passado, e que foi doada para esse fim”, informou o site do Episcopado cubano neste 28 de janeiro.

O comunicado também informou que foi autorizada “a construção de um templo no Distrito Abel Santamaría, nessa região se encontrava a capela de São José, construída nos anos 50 do século XX. O local é utilizado há muitos anos pela Academia de Ciências da província Santiago de Cuba”.

Também será erguido “um templo no povoado de San Benito del Crucero. O local foi convertido em uma padaria da localidade”.

Do mesmo modoserá entregue à Igreja local a casa pastoral do templo de Nossa Senhora da Caridade, em Cuabitas, “uma vez que esteja concluído o atual ano escolar, pois na mesma funcionou uma pequena escola primária até hoje”.

Entretanto, informou-se que “não seria devolvido o templo paroquial do Cobre que atualmente é uma dependência do ministério Comércio Interior”. O Episcopado recordou a importância histórica e cultural desta paróquia que existe desde 1601 e albergou a imagem da Virgem da Caridade “em diferentes épocas e por diferentes motivos”.

Este anúncio se une ao já realizado pelo Conselho de Administração provincial pelo Granma (jornal oficial do governo comunista) no último 19 de dezembro, quando concordou-se em restituir as propriedades de um antigo colégio, uma Capela e dois terrenos para a construção de templos à Diocese de Santísimo Salvador de Bayamo-Manzanillo.