O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Cardeal Rubén Salazar, condenou a explosão de dois carros bomba postos pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), em Cauca na terça-feira passada e assinalou que este grupo narco terrorista não dá mostras claras de querer a paz para o país.

"Devemos lamentar profundamente o fato de que a guerrilha não esteja dando amostras claras de que quer a paz. Parece ser que uma coisa é o que está ventilando nas conversações em Havana e outra é o que eles estão mostrando aqui, no país", declarou à imprensa.

O cardeal, também membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz, disse que o atentado no Cauca que deixou um morto foi um "atropelo terrível contra a população civil". "É um crime absolutamente abominável e imperdoável, é o fato de que as FARC estão criando uma reação muito forte no país, pois em lugar de ambientar a paz, estão tentando criar um clima adverso e isso me parece que realmente não é conveniente", assinalou.

Por sua parte, o Arcebispo de Popayán, na região do Cauca, Dom Iván Marín, disse que não se explica "como a guerrilha pode apresentar uma bandeira de paz, de ajudar o povo, quando por um lado está fazendo tanto dano às comunidades mais marginadas, porque o número de populações e comunidades sofridas é imenso, sobre tudo no Cauca, em municípios como Miranda, Corinto, Caloto, Caldono e Argelia".

"Pode ser que na mesa de diálogos em Havana as coisas vão bem, mas na realidade do nosso povo há muito sofrimento, muita dor, por isso faço um chamado às FARC para que levem a sério o caminho da paz", expressou o purpurado à imprensa.