Com uma jornada presidida pelo Arcebispo do Santiago, Cardeal Francisco Javier Errázuriz, iniciou-se o Ano Pastoral 2005, marcado pelo Ano da Eucaristia.

O Vigário Geral da Pastoral, Dom Rafael Hernández, explicou que todas as atividades a realizar-se estão “enquadradas na continuação e aprofundamento das Linhas Pastorais 2003-2005”, cujo lema é “Evangelizemos o coração da grande cidade”.

Durante a jornada, o Padre Cristián Precht, Vigário da Zona Sul, fez uma reflexão sobre a Carta Apostólica “Mane Nobiscum Domine” e convidou aos paroquianos a viver o Ano da Eucaristia fazendo deste Sacramento “o centro de nossa vida de fé”.

Informou-se que em preparação à canonização do Padre Hurtado, a Comissão Nacional de Canonização tem organizado cinco encontros que têm a finalidade de transmitir a importância da Eucaristia na vida do sacerdote jesuíta.

Os encontros levam por título: O que faria Cristo em meu lugar?, A pátria é uma missão a cumprir, O Pobre é Cristo, Um chileno exemplar e; Um santo para o Chile.

Finalmente, o Cardeal Errázuriz afirmou que todas as atividades programadas são uma graça para a Igreja no Santiago. Por isso, animou aos agentes pastorais a assumir esse ano pastoral com entusiasmo e alegria.

O evento se realizou no Centro de Extensão da Universidade Católica e contou com a participação de mais de 600 agentes pastorais, entre sacerdotes, religiosos, religiosas, diáconos permanentes e leigos.