Nesta quarta-feira, 6 de fevereiro, o Santo Padre erigiu em diocese a prelazia territorial de Cametá (PA) e nomeou como primeiro Bispo Dom Jesús María Cizaurre Berdonces, O.A.R, até então Bispo Prelado.
Entre os outros atos pontifícios aparecidos hoje no Vatican Information Service está a nomeação de Monsenhor Vladimir Mamede como Auxiliar da arquidiocese de Brasilia.

Segundo a informação divulgada pela CNBB, a Prelazia de Cametá foi criada em 29 de novembro de 1952 pelo Papa Pio XII, desmembrada da Arquidiocese de Belém do Pará. Foi confiada pela Santa Sé aos cuidados da Congregação para a Evangelização dos Povos. Dom Cizaurre Berdonces, agostiano recoleto, nasceu em 1952 em Navarra, na Espanha e desde sua chegada ao Brasil exerceu diversas ocupações. Entre elas,  foi vigário provincial da Congregação dos Agostinianos Recoletos no Brasil, no período de 1997 a 2000.

Em 23 de Fevereiro de 2000, foi nomeado bispo da prezalia de Cametá, no Pará. Ele recebeu sua ordenação episcopal em 7 de maio do mesmo ano. Desde 2007, ele é presidente do Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A Santa Sé também comunicou na manhã desta quarta-feira, 6 de fevereiro, a nomeação do Monsenhor Valdir Mamede como novo bispo auxiliar de Brasília (DF). 

Monsenhor Valdir Mamede foi até agora, pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Maria, no Park Way, em Brasília. Nascido de Silvianópolis (MG) no 21 de julho de 1961, o bispo-eleito entrou para o Seminário dos Claretianos em Pouso Alegre (MG) em 1979, e professou seus votos religiosos em 1981. Foi ordenado padre por dom João Bosco Óliver de Faria, em maio de 1988. Aceito no clero de Brasília pelo Cardeal dom José Freire Falcão, em 2003, foi incardinado por ato do cardeal Dom João Braz de Aviz, em 2006.

Licenciado em Direito Canônico pelo Angelicum, de Roma, na Itália, Monsehor Mamede obteve título acadêmico de Doutor em Direito Canônico pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.