Um confeiteiro cristão de Gresham, estado de Oregon (Estados Unidos), poderia pagar uma multa de 50 mil dólares por ter-se negado a preparar um bolo de casamento para um casal de lésbicas.

O dono da confeitaria Sweet Cakes by Melissa, Aaron Klein, enfrenta processo no escritório do procurador geral do estado de Oregon por ter rechaçado o trabalho encomendado pelo casal de lésbicas. Em sua opinião, o matrimônio é "uma instituição religiosa entre um homem e uma mulher como diz a Bíblia".

Em declarações aos meios locais como o jornal The Oregonian e a cadeia K.A.T.U; filiada à rede ABC, Klein disse que "quando alguém me diz que sua definição de matrimônio é algo diferente à minha, eu não estou de acordo e não acredito que deva ser sancionado isso por".

A lésbica que apresentou a queixa e o processo disse que Klein as chamou de "abomináveis para o Senhor" e que seu dinheiro não era igual ao dos outros.

Klein negou essas afirmações e assegurou que disse ao casal que o desculpassem "por fazer-lhes perder seu tempo, mas nós não fazemos bolos para matrimônios do mesmo sexo", que não são legais no estado de Oregon.

"Honestamente, não era minha intenção machucar ninguém, não pretendo incomodar ninguém com isso", precisou.

Laura Bowman, “cônjuge” da denunciante, disse que sua companheira rompeu em pranto quando soube que a confeitaria de Klein não faria o bolo de suas bodas.

O escritório do procurador não tomará medidas contra Klein até que receba a versão oficial da empresa sobre os fatos. Se encontrar motivos de discriminação poderia apresentar uma queixa ante o escritório estatal de trabalho e comércio.

As ameaças legais por parte do estado para as empresas envolvidas na realização de bodas é cada vez maior devido à pressão de ativistas homossexuais.

Este tipo de casos como o de Aaron Klein são cada vez mais comuns. Em julho de 2012 em Lakewood, Colorado, uma loja de bolos também se negou a fazer um bolo de bodas para um casal homossexual, o que lhe custou enfrentar um processo legal.

No Novo México um profissional cristão se negou a fotografar uma cerimônia de compromisso de um casal de lésbicas e foi multado com perto de sete mil dólares. Seu caso atualmente está na Corte Suprema do estado.

Uma casa metodista de retiros em Nova Jersey enfrentou um processo por negar-se a organizar uma cerimônia de união civil de um casal do mesmo sexo, o que para as autoridades constituiu uma infração da lei de não-discriminação.