A coleta de assinaturas empreendida pela plataforma espanhola HazteOír, exigindo ao Facebook que reponha a página Memes Católicos, levatou mais de 9 mil adesões em apenas 3 dias.

A campanha “Assine: você vai permitir que o Facebook censure os cristãos?”, na que se pede a Natalia Basterrechea, responsável assuntos públicos do Facebook na Espanha, que “revise a denúncia” contra a página Memes Católicos reuniu, até o fechamento desta edição, 9 332 assinaturas.

Na mensagem à executiva espanhola do Facebook, se pede também que “devolva a página a seu administrador e permita que Facebook, como demonstrou em muitas ocasiões, seja também um espaço amável para o desenvolvimento da liberdade de religião dos cristãos”.

Em 25 de janeiro deste ano, a agência ACI Prensa, do grupo ACI, denunciou que o Facebook fechou a página Memes Católicos, criada pelo peruano Yhonatan Luque Reis, e que contava com mais de 115 mil seguidores, sem dar explicação alguma.

Conforme indicou Yhonatan ao grupo ACI, “ao querer ingressar na conta para seguir publicando material me deparei com a surpresa de que Facebook já não me deixava fazê-lo, que já não tinha essa opção”.

Em dezembro de 2012, Facebook advertiu Yhonatan que diversos usuários tinham denunciado sua página por violar o artigo 3.7 de suas políticas de segurança, e ofereceu como alternativa para conservar sua página colocar [Humor polêmico] diante do nome “Memes Católicos”.

O criador do fanpage Memes Católicos assegurou que sua página não está promovendo o tipo de conteúdos censurados pelo artigo 3.7 das políticas da rede social.

A coleta de assinaturas do HazteOír assegura que “Facebook pode voltar a analisar os fatos e restituir a página a seu administrador. No passado a empresa já deu mostras de boa atitude no respeito a liberdade religiosa e de expressão”.

“Podemos ajudar o Facebook a descobrir o erro e mostrar que pode ser também um espaço amável para o desenvolvimento da atividade dos cristãos”, indica a petição.

A plataforma civil HazteOír também adverte que “hoje a injustiça foi cometida contra Yhonatan, amanhã é você quem poderá sofrê-la”.

Para assinar esta alerta do grupo HazteOír para que Facebook não censure os cristãos, ingresse em: http://www.hazteoir.org/alerta/50692-firma-vas-permitir-que-facebook-censure-cristianos