Por motivo da Festa de São João Bosco, fundador da Congregação Salesiana e das Filhas de Maria Auxiliadora, o Vigário do Inspetor da Família Salesiana no Peru, Padre Alejandro Arango, exortou os jovens a serem santos e viver o Evangelho da alegria.

Em diálogo telefônico com o grupo ACI o Vigário explicou que o Evangelho da alegria, especialmente para os salesianos, "é o Evangelho da Páscoa de Jesus já que Dom Bosco é um dos poucos santos que foram canonizados na mesma manhã de Domingo de Ressurreição".

Por isso a celebração do fundador se fundamenta em "uma pedagogia do otimismo, da alegria, quer dizer, Cristo venceu a morte, Cristo venceu o Pecado e Cristo é o melhor mestre de vida humana e de vida espiritual", acrescentou.

"Quem é dócil à ação do Espírito aprende a viver em alegria porque aprende a escolher o melhor bem possível para o alcance da liberdade de cada um e evita o pecado e o mal, que se apresenta no horizonte da vida de cada um, quem luta contra o mal e busca fazer o bem tem mais de uma razão para estar alegres", expressou o Vigário.

Seguindo o exemplo de Dom Bosco, o Padre Arango exortou os jovens: "a que se arrisquem a ser santos, não pode haver santos tristes nas Igrejas, um santo triste é um triste santo, dizia Dom Bosco, e o santo autêntico se compromete com os desafios de sua pátria e de sua realidade".

"Combatamos toda forma de injustiça, isso sem dúvida irá adiantando a chegada do reino com a paz que todos apostamos desde que recebemos o batismo", disse.

O Reitor Mor, superior da Sociedade Salesiana, Pe. Pascal Chávez Villanueva no dia central da festa do fundador, dirigiu-se aos jovens do mundo desde a Basílica de Maria Auxiliadora em Turim –Itália-, e refletiu que "em muitos de nossos países Deus parece ter-se convertido em um desconhecido, uma pessoa de quem se pode prescindir".

"Queridos jovens, Maria Imaculada Auxiliadora lhes dê o sentido vivo de Cristo, um grande amor apostólico para comunicar as riquezas de seu ministério, a inteligência criativa e a competência pedagógica para educar seus amigos na fé de Cristo" exortou o Reitor.

O Papa Bento XVI durante a audiência geral da quarta-feira 30 de janeiro, convidou a seguir o exemplo de São João Bosco: "vejam, queridos jovens, como é um autêntico mestre da vida".