O Arcebispo de Caldeo de Basora (sul do Iraque), Dom Gabriel Kassab, mostrou sua alegria e esperança pelo futuro do Iraque, ao destacar que a comunidade cristã iraquiana é consciente do papel importante que a Igreja  joga na reconstrução desse país logo após das eleições no passado mês de janeiro

Em declarações desde Londres à agência católica Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), o Prelado destacou que a ajuda recebida através da Igreja é muito apreciada por diferentes comunidades iraquianas como Basora, onde se administram atualmente três maternais, nos quais 90 por cento dos  atendidos são muçulmanos.

Dom Gabriel Kassab indicou também que depois das eleições, muitas das famílias cristãs que fugiram do país durante os conflitos, já retornaram e umas mil vivem na sua arquidiocese.

“Pode que representemos tão somente 3,5 por cento da população, mas a influência dos cristãos com formação é ampliamente reconhecida. Com os 14 projetos em Basora de provisão de mantimentos e remédios, direção de creces e maternais e ajuda pastoral, pudemos comprovar que nossas ações contribuem a que se conheça melhor o cristianismo”, explicou.

O Arcebispo também expressou sua gratidão à AIN e seus benfeitores, assinalando que com sua ajuda, “podemos manter a presença cristã e nos converter em fermento de uma nova sociedade que deve amadurecer”.

“Fomos capazes de oferecer esperança. Agora vocês estão nos ajudando na fé e a caridade com seu apoio. Só podemos lhes pagar com nossas orações”, anotou.