O novo Patriarca de Babilônia dos Caldeus (Iraque), Dom Luis Sako, afirmou que “com a ajuda de Cristo e a colaboração entre os bispos viverão uma unidade que nos permita reconstruir a casa caldeia”, apesar das muitas dificuldades que se enfrenta dentro e fora do país.

Dom Sako foi eleito recentemente como Patriarca de Babilônia dos Caldeus durante o Sínodo dos Bispos Caldeus realizado a partir da segunda-feira passada em Roma. Logo depois de sua eleição, o Prelado recebeu a Ecclesiastica Communio enviada pelo Papa Bento XVI.

O novo Patriarca, que escolheu como lema “autenticidade, unidade e renovação”, afirmou que a casa caldeia “sempre estará aberta a outras Igrejas - começando por nossos irmãos assírios - e também a nossos concidadãos muçulmanos”.

Conforme informou a agência Fides, Dom Sako disse que “a Igreja caldéia deve ser um sinal de esperança, de testemunho e de comunhão, apesar das dificuldades, segundo o convite e a chamada dirigida a todos nós pelo Papa Bento XVI em sua Exortação Apostólica Ecclesia in Medio Oriente”.

Por isso, convidou os iraquianos de todas as religiões a trabalharem juntos "na defesa da dignidade humana e na convivência apoiada na igualdade de direitos e obrigações para todos os cidadãos".