O Papa Bento XVI expressou sua dor e solidariedade pela tragédia no Centro Penitenciário da Região Centro Ocidental "Uribana", estado de Lara (Venezuela), que deixou 58 mortos e perto de cem feridos na sexta-feira, 25 de janeiro.

O telegrama enviado pelo Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, ao Arcebispo de Barquisimeto (Venezuela), Dom Antonio José López Castillo, assinala que o Santo Padre “oferece sufrágios ao Senhor pelo eterno descanso dos falecidos, e faz chegar aos familiares seus mais sentido pêsames bem como sua proximidade espiritual, junto com o desejo de um pronto e total restabelecimento dos feridos”.

“Do mesmo modo, o Papa alenta todas as pessoas e instituições responsáveis a seguirem trabalhando com espírito de colaboração e boa vontade pela superação dos problemas e assim evitar no futuro a repetição de acontecimentos tão dramáticos”.

“Com estes sentimentos, o Santo Padre, ao mesmo tempo que invoca o amoroso amparo da Virgem Maria, outorga com afeto sua confortadora Bênção Apostólica, como sinal de consolo e esperança nestes momentos de tristeza”, finaliza o telegrama.