No dia 29 de janeiro foi reeleito no Sacro Convento de Assis o 119º Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Conventuais, Frei Marco Tasca. Trata-se do 200º capítulo geral da Ordem, que começou o passado 19 de janeiro e se estenderá até em 17 de fevereiro.

“Rezo ao Senhor e a São Francisco para que nos dê a graça de ser testemunhas da beleza e da esperança. Temos um grande sonho que viver com Francisco: raízes e asas. Somos custódios da vida de Francisco, de seu carisma, de seus sonhos, de suas fadigas e daquilo que viveu. Tudo isto nos empurra ainda mais a estar em sintonia com a proposta que nos fez”, disse Frei Tasca em seu discurso de investidura.

Conforme explicaram os franciscanos no seu site, Frei Tasca também foi eleito no anterior capítulo de 2007. Anteriormente tinha sido eleito no capítulo provincial de 2001 como Custódio capitular e Guardião do convento do Camposampiero (Pádua), e em 2005 como Ministro Provincial.

Para esta ocasião, os frades convocados em Assis representam os mais de quatro mil irmãos nos cinco moderados. Os dirigentes começaram o capítulo com uma celebração na tumba de São Francisco.

O Capítulo Geral oferecerá as linhas orientativas para a Ordem durante os próximos seis anos. Os membros da assembleia sexenal são 88, aos quais se acrescenta 11 frades como ouvintes, quer dizer, sem direito de voto.

As quatro línguas oficiais da Ordem exigem uma particular atenção na tradução de textos e na interpretação simultânea das intervenções em várias línguas que ocorrem na sala capitular.

Conforme explicam, o capítulo se está caracterizando por uma notável utilização da tecnologia. Memórias USB que contendo os documentos em formato eletrônico foram distribuídas aos frades, um serviço de rede sem fio, lugares para consultar Internet e um servidor interno asseguram as comunicações e a possibilidade de descarregar em tempo real os textos produzidos nas diversas línguas.

A ferramenta informática além de outorgar fluidez e velocidade ao trabalho, tem a vantagem de limitar o uso do papel. A preocupação pela ecologia é fundamental para os franciscanos.

No evento de abertura participaram o Custódio do Sacro Convento, Frei Giusseppe Piemontese, assim como o bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, junto com o prefeito da cidade em que viveu São Francisco, o engenheiro Claudio Ricci, quem saudou em nome da Igreja local e da cidade de Assis os filhos de Francisco que ali se reuniram.

Para o dia da votação, o capitular mais ancião, Frei Alfredo Ruela (ministro provincial de Malta), presidiu a Missa Votiva ao Espírito Santo, e o pregador, Frei Jude Winkler convidou aos frades eleitores a obedecer a voz do Espírito, não só no que diz respeito à eleição de quem deve guiar a família religiosa.

Por volta das 10:00h, reunidos no Salão Papal do Sacro Convento, os membros do Capítulo oraram o Veni Creator Spiritus. Frei Ruela presidiu a sessão eletiva e posteriormente convidou os ouvintes, os tradutores e oficiais da Secretaria a deixarem a sala.
Após a chamada dos membros, a distribuição dos papéis para o primeiro escrutínio e a votação por parte dos 86 capitulares com direito, os escrutinadores fizeram público os nomes dos votados, e ao terminar a leitura dos votos, elevou-se o aplauso dos capitulares: o Frei Marco Tasca havia sido reconfirmado como Ministro Geral por uma ampla maioria.

Posteriormente os sinos da Basílica de São Francisco repicaram e os capitulares se dirigiram em procissão à Tumba de São Francisco cantando o Te Deum, como ação de graças a Deus pela eleição do guia da Ordem.

Ante o sepulcro do fundador, Frei Tasca fez a profissão de fé, seguida do juramento de dedicar-se com todas as forças a fazer observar a Regra e as Constituições, e a procurar sempre melhoraa da vida religiosa da Ordem. Ao terminar, todos os frades reunidos abraçaram, um a um, o Ministro Geral em sinal de obediência, um dos três votos que assumem os franciscanos.

Frei Tasca é natural de Sant’Angelo di Piove, Pádua (Itália). Nascido em 1957, entrou na Ordem em 1968, e fez o noviciado em Pádua, na Basílica de Santo Antônio (1976-1977). Depois do noviciado empreendeu os estudos de Teologia no Instituto Teológico “Santo Antonio Doutor” de Pádua, e conseguiu o título acadêmico do Bacharelado em 1982.

Em 28 de novembro de 1981 fez a profissão solene. Em 1982 foi transladado a Roma, à comunidade do Seraphicum, para estudar uma licenciatura na Pontifícia Universidade Salesiana. Ordenou-se sacerdote em 19 de março de 1983 em seu povoado natal, Sant’Angelo di Piove, recebendo o sacramento da ordam das mãos do então bispo de Pádua, Dom Filippo Franceschi.

Em 1986 obteve a Licenciatura em Psicologia e, dois anos depois, a de Teologia Pastoral. Foi reitor do Seminário menor de Brescia e docente de Psicologia e Catequética no Instituto Teológico do Santo Antonio Doutor”.