O Papa Bento XVI recebeu no final da sua audiência geral desta última quarta-feira, um volume que recolhe todos os trabalhos e exposições do Simpósio internacional intitulado “Rumo à Cura e a Renovação”, que reuniu a bispos e peritos de todo o mundo na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma do 6 a 9 de fevereiro do ano passado.

O sacerdote jesuíta Hans Zollner, diretor do Centro para a Proteção de menores e presidente do Instituto de Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, fez a entrega ao Santo Padre de um exemplar em língua alemã do volume.

Durante o encontro, também esteve presente do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi.

No texto, peritos de diversos campos como a psicologia e o direito canônico aprofundam no campo dos abusos sexuais e dão uma resposta em nível global por parte da Igreja Católica a este tipo de casos.

Para a ocasião, intercambiaram-se também informações sobre os recursos para atuar contra os abusos sexuais, e tomou-se como ponto de partida a circular difundida em maio de 2011 pela Congregação para a Doutrina da Fé, na qual a Santa Sé solicita uma ação concreta e decidida por parte de todas as dioceses do mundo, atendendo especialmente os afetados.

No próximo 5 de fevereiro pela tarde celebra-se na mesma universidade um novo encontro para apresentar os resultados do simpósio ao público, e além disso, serão apresentadas as atividades do “Centro para o Amparo da Criança”, uma plataforma de internet que nasceu à raiz do congresso e que serve para criar uma maior consciência sobre a realidade dos abusos sexuais.

A plataforma oferece ainda a ajuda adequada deve ser dada às vítimas, assim como as medidas canônicas previstas para criar um clima de escuta e de sensibilidade para os menores e os mais vulneráveis.