Em 4 de abril de 2005 se celebrará na Colômbia a “Jornada Nacional do Menino por nascer”, organizada pela Conferência Episcopal da Colômbia (CEC), que cada ano se une à campanha internacional por uma cultura da vida humana empreendida pela Igreja no mundo.

A Jornada, que este ano tem como tema “Estamos esperando um filho” e que está dirigida aos pais, à família, à sociedade e à Igreja; realiza-se no contexto da Festa da Anunciação do Senhor, celebração da Encarnação do Filho de Deus e o início de Sua existência humana.

Segundo o comunicado da CEC, “todos somos responsáveis por todos. Uma nova criatura, é objeto e garantia de uma nova humanidade. É sinal de esperança que traz para todos, homens e mulheres um novo sentido de vida. O milagre da vida sempre tem que maravilhar a quem o contemple”.

Se contará com uma cartilha que servirá de material de apoio para as tarefas pastorais em ordem a fortalecer o núcleo familiar e a crescer em valores que protegem a vida humana desde seus inícios.

A Seção de Família do Episcopado Colombiano é a encarregada do “Dia do Menino por nascer 2005” que é uma continuação do trabalho que vem desenvolvendo-se nos últimos anos sobre o tema.