Dom Helio Adelar Rubert, Arcebispo de Santa Maria (RS), tem dedicado os últimos dias a consolar e rezar pelas vítimas do incêndio na boate Kiss que causou a morte de mais de 230 jovens na cidade gaúcha. Em uma recente entrevista, o arcebispo afirmou que "agora não é o momento de nós condenarmos, julgarmos, mas é o momento de oração, de reflexão, de olhar para frente com esperança e também aprendermos muitas lições desse fato que aconteceu".

Em suas palavras durante a celebração fúnebre pelos jovens falecidos, ocorrida na Basílica de Nossa Senhora Medianeira de todas as graças no dia 28 de janeiro, Dom Rubert dizia: “É hora de silenciar e escutar a voz de Deus. É hora de reativar a nossa fé e dizer: “Não entendemos, mas cremos no amor de Deus”. É hora de não julgar e não condenar ninguém. Nem acusar, de sofrer em silêncio, na fé e no amor”.

“É hora de dizer: “Eu creio, Senhor, mas aumenta a minha fé””, ressaltou.

Falando à Rádio Vaticano, o prelado, quem não ocultou sua consternação e pesar, afirmou também: “Nessa tragédia de Santa Maria, as mães, os pais, os irmãos, os parentes, os amigos não desesperamos, antes: - abraçamos esta dor, esta cruz e dizemos: “Pai, em vossas mãos colocamos nossas lágrimas, nossa dor, nossos sofrimentos. Que tudo seja instrumento de redenção. Tende misericórdia de nossos jovens. Perdoai seus pecados. Acolhei suas vidas, seus últimos desejos. Que nada se perca, mas tudo se transforme em misericórdia e redenção”.

“Nós sabemos que a nossa pátria definitiva não é esta terra, nós aqui estamos caminhando unidos procurando viver a paz, o amor e o bem querer entre nós, sempre com um olhar voltado para o Céu que nos aguarda, a nossa pátria definitiva", assinalou também Dom Helio.
O arcebispo destacou como a fatalidade comoveu profundamente o Brasil e o mundo, especialmente as famílias, os amigos e as pessoas relacionadas com tantos jovens neste ano em que o Brasil se prepara para acolher a Jornada Mundial da Juventude.

Diante do imenso sofrimento que toma conta da cidade, Dom Hélio ofereceu em entrevista ao canal católico Canção Nova uma mensagem de esperança aos brasileiros: "O Senhor Jesus é a resposta para todos os nossos anseios. Ele nos abre essa perspectiva para a eternidade, para uma vida feliz em Deus, para quem O coloca como tudo em sua vida e procura os valores do Evangelho".

O Arcebispo disse também que todas as igrejas da arquidiocese estão à disposição para os velórios e os momentos de oração e de fé.