Após o trágico incêndio que deixou mais de 230 mortos na cidade de Santa Maria (RS), na sua maioria jovens e universitários, as Comissões pastorais da Juventude e Universidades lançaram notas oficiais manifestando seu pesar e solidariedade para com as vítimas, seus familiares e amigos. Apenas poucas semanas atrás a cidade de Santa Maria acolhia os símbolos da JMJ em peregrinação pelo sul brasileiro.

“Estamos todos atônitos! Sentimentos de dor e impotência se misturam e nos deixam confusos! Justamente no ano em que a Igreja do Brasil celebra a Juventude, como foco de suas atenções com diversos acontecimentos a seu favor, presenciamos esta tragédia”, afirma a nota do setor Juventude da CNBB.

“Nós, que formamos a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, queremos dizer que estamos com vocês nesta hora em que tudo parece perder sentido e a realidade só nos mostra morte e sofrimento. Não temos palavras humanas de consolação; mas nossas convicções de fé devem encontrar espaço especial neste momento para continuar sustentando a caminhada. É o próprio Jesus quem nos diz: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas [...] Vou preparar um lugar para vós [...] a fim de que onde eu estiver estejais também vós.” (Jo 14, 1-3”).

“Há poucas semanas a juventude de Santa Maria acolheu com entusiasmo e fé a Cruz da Jornada Mundial da Juventude: ninguém podia imaginar que pouco tempo depois vocês – e nós todos do Brasil! – estariam vivendo esta incompreensível experiência de dor. Sim, a morte é e permanece um mistério, sobretudo quando atinge os projetos e sonhos de tantos jovens, a quem a Igreja tem se dedicado com esmero”.

“Esforcemo-nos por colocar esta cruz na Cruz de Cristo, e vida nova surgirá, garantida por Aquele que não nos abandonou, principalmente no momento do mistério do sofrimento e da morte! E contemplemos aos pés daquela Sagrada Cruz a presença consoladora de sua Mãe, Santa Maria! Não é para menos que o papa João Paulo II quis que o Ícone de Nossa Senhora acompanhasse a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude! Maria, que sabe a dor da perda de um filho, console todas as famílias que acabaram de perder seus filhos e filhas”.

“Rezamos por vocês e com vocês para poderem enfrentar e superar este momento. Que este acontecimento provoque, também, em toda sociedade e na Igreja um sério questionamento, se, realmente, estamos acreditando na juventude, apostando nela e defendendo sua vida”, conclui a missiva da comissão pastoral para a Juventude.

Por sua parte, o Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação da CNBB, cujo bispo referencial é Dom Tarcísio Scaramussa, Auxiliar de São Paulo (SP), ao receber a notícia do acidente ocorrido com um grande número de universitários em uma boate na cidade de Santa Maria (RS) publicaram a nota a seguir:

“Eu sou a ressureição e a vida. Quem crê em mim,
ainda que tenha morrido, viverá.” (João 11, 25)

Os colaboradores do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunidos na cidade de Salvador, Bahia, profundamente impactados com a tragédia ocorrida na manhã deste domingo na Boate Kiss, na cidade de Santa Maria, Rio Grande Sul, se solidarizam com as famílias dos universitários e manifestam com carinho e oração o desejo de que recebam o conforto de Deus neste momento tão difícil”.