Na manhã desta segunda, 28, o Papa Bento XVI enviou ao Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rubert, um telegrama expressando seu pesar e consternação pela tragédia ocorrida na madrugada do domingo (27) na boate Kiss ocasionando a morte de 233 jovens e a internação de centenas de outros, alguns em estado grave.

“Consternado pela trágica morte de centenas de jovens em um incêndio em Santa Maria, o Sumo Pontíficie pede a Vossa Excelência que transmita às famílias das vítimas suas condolências e sua participação na dor de todos os enlutados”, afirma a missiva.

“Ao mesmo tempo em que confia a Deus Pai de misericórdia os falecidos, o Santo padre pede ao céu o conforto e restabelecimento para os feridos, coragem e a consolação da esperança cristã para todos atingidos pela tragédia e envia, a quantos estão em sofrimento e ao mesmo procuram remediá-lo, uma propiciadora bênção apostólica”, conclui a nota do Santo Padre.

A mensagem é assinada pelo cardeal Cardeal Tarcísio Bertone, Secretário de Estado de Sua Santidade.

O incêndio já pode ser considerado uma das maiores tragédias da história do país que este ano será sede da Jornada Mundial da Juventude que ocorre na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 23 e 28 de julho.