O Papa Bento XVI fez um chamado especial ao diálogo e à cooperação para obter a paz e justiça duradouras no Oriente Médio, uma região onde os cristãos enfrentam numerosos desafios e dificuldades "que são motivo de profunda preocupação para todos nós".

Assim o indicou o Santo Padre nesta manhã em seu discurso aos membros da Comissão Mista Internacional para o Dialogo Teológico entre a Igreja Católica e as Igrejas Orientais Ortodoxas, que nesta semana estudou "a comunhão e comunicação que existiu entre as Igrejas nos primeiros cinco séculos da história Cristã".

O Papa manifestou sua esperança de que as relações entre a Igreja Católica e as Igrejas Ortodoxas Orientais "continue desenvolvendo-se com um fraterno espírito de cooperação, particularmente através do crescimento de um diálogo teológico capaz de ajudar todos os seguidores do Senhor a crescer em comunhão e a dar testemunho diante do mundo da verdade salvífica do Evangelho".

Seguidamente recordou que "muitos de vós vindes de áreas onde os cristãos, como indivíduos e comunidades, enfrentam provas dolorosas e dificuldades que são uma fonte de profunda preocupação para todos nós".

"Através de vós, eu gostaria de assegurar a todos os fiéis do Oriente Médio a minha proximidade espiritual e a minha oração para que esta terra, tão importante nos planos de salvação de Deus, possa ser levada, através de um construtivo diálogo e cooperação, a um futuro de justiça e paz duradoura".

O Papa Bento XVI ressaltou depois que "todos os cristãos precisam trabalhar juntos na aceitação mútua e confiar em servir a causa da paz e da justiça em fidelidade à vontade do Senhor".

Para concluir o Pontífice fez votos para "que o exemplo e a intercessão dos incontáveis mártires e santos que deram testemunho corajoso de Cristo em todas as nossas Igrejas sustente e fortaleça todos nós para enfrentar os desafios do presente com confiança e esperança no futuro que o Senhor está abrindo diante de nós!".