O Arcebispo de Bamako e Presidente do Cáritas Mali, Dom Jean Zerbo, pediu urgentemente que sejam abertos corredores humanitários para enviar mantimentos e remédios às milhares de pessoas que fogem do conflito armado entre o Governo e as forças do Al-Qaeda do Maghreb Islâmico.

"Começou um novo período de sofrimento para o povo do Mali. Qualquer contribuição é bem-vinda para ajudar ao crescente número de pessoas deslocadas e refugiadas", expressou o Prelado.

Segundo a agência Fides, Dom Zerbo também pediu remédios "contra a malária e outros materiais para satisfazer as necessidades básicas porque a situação está piorando. Estamos na temporada de frio e também há umidade. Isto faz que a situação humanitária seja ainda mais complicada".

Estima-se que 400.000 pessoas fugiram do norte do Mali e das zonas de combate, para refugiar-se no sul ou em países vizinhos.

"Os números exatos das pessoas deslocadas e os refugiados são difíceis de determinar por que as pessoas continuam movendo-se" indicou à Fides o Secretário Geral da Conferência Episcopal do Mali, Edmond Dembele.