O Papa Bento XVI recebeu esta manhã em audiência ao secretário geral do Partido Comunista do Vietnã, Nguyén Phu Trong, um encontro que teve como um de seus objetivos "resolver logo algumas questões pendentes" entre o país asiático e a Santa Sé.

É a primeira vez na história das relações entre o Vietnã e a Santa Sé que um secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista do país asiático é recebido pelo Santo Padre no Vaticano.

O comunicado oficial divulgado hoje pelo Vaticano assinala este acontecimento desta forma: "é a primeira vez que um Secretário Geral do Partido Comunista do Vietnã encontra ao Supremo Pontífice e a altos responsáveis pela Secretaria de Estado".

Sobre os assuntos conversados no encontro, a nota da Santa Sé precisa que "nas conversas, desenvolvidas em um clima de cordialidade, foram tratados temas de interesse para o Vietnã e para Santa Sé e se manifestou o desejo que se possam resolver logo algumas questões pendentes e de que se reforce a proveitosa colaboração existente".

Após o encontro com o Papa, o Secretário Geral e seu séquito se reuniram com o Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, que estava acompanhado pelo Arcebispo Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados.