O Sínodo dos Bispos da Igreja Copta Católica, reunido em Moqattam Cairo ( Egito) do 12 aos 16 de janeiro, nomeou Dom Ibrahim Isaac Sidrak, até agora Bispo de Minya como novo Patriarca de Alexandria dos Coptos.

A nomeação se dá logo depois da aceitação da renúncia ao cargo por motivos de saúde, consultada com o Papa Bento XVI, do Cardeal Antonios Naguib em conformidade com o Código de Direito Canônico para as Igrejas Orientais.

A Santa Sé informou ademais que o Santo Padre concedeu a solicitada "Ecclesiastica Communio" ao novo Patriarca. O termo Ecclesiastica Communio, traduzido do latim, significa Comunhão Eclesiástica. Neste caso, a comunhão entre a Igreja católica e a Igreja Copta Católica.

O novo Patriarca, assinala a agência vaticana Fides, nasceu em 19 de agosto de 1955 em Beni-Cliker, na Eparquía de Assiut. Estudou filosofia e teologia no Seminário Maior de Maadi, no Cairo, e foi ordenado sacerdote em fevereiro de 1980.

Continuou seus estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana conseguindo em 1988 a licenciatura em teologia dogmática. Foi professor de teologia dogmática e depois de 1990 a 2000– Reitor do mesmo seminário de Maadi no Cairo, onde foi estudante.

Também ocupou o cargo de Diretor do Escritório de Catequese de Sakakini. Em 2002 se converteu em pároco da Catedral copta católica do Cairo. Em setembro desse mesmo ano, o Sínodo copto católico o escolheu Bispo da Eparquia de Minya. Nessa sede diocesana Oriental, S. B. Sidrak também substituiu o agora cardeal Antonios Naguib. Sua ordenação episcopal teve lugar em 15 de novembro de 2002.

Durante os anos de seu ministério episcopal, a Diocese de Minya se distinguiu pelo ardor das atividades catequéticas e a intensificação das atividades sociais e caridosas.

Nos povos da diocese surgiram 12 centros de formação e se iniciou um programa de desenvolvimento integral –sanitário, econômico, educativo– em favor dos agricultores e os setores mais pobres da população, sem fazer distinção entre cristãos e muçulmanos.

Na diocese também estão ativas 20 escolas católicas. "Fortes em nossa fé em Jesus Cristo, e seguros de nosso amor pelo Egito, nunca deixaremos nossa terra", disse o então Bispo Sidrak à Agência Apic em uma entrevista publicada em abril do 2012 referindo-se às recentes dificuldades vividas pelos cristãos da região após uma série de mudanças políticas no Egito que vêm afetando as minorias religiosas.