Uma fonte vaticana negou que o Prefeito da Casa Pontifícia e também Secretário pessoal do Papa Bento XVI, Dom Georg Ganswein, tenha pousado para a polêmica revista de espetáculos Vanity Fair que, sem autorização do Bispo, usou sua foto para a capa de sua mais recente edição italiana.

A capa da Vanity Fair, que costuma ser ocupada por figuras da cultura pop, mostra a fotografia do rosto de Dom Ganswein, de 56 anos de idade, com a legenda "Ser bonito não é pecado" e o chama de "George Clooney de São Pedro".

A fonte consultada pelo grupo ACI explicou que "Dom Ganswein é totalmente alheio à iniciativa da edição, da qual não tinha sido informado em absoluto, e à qual, portanto, não deu nenhum tipo de aprovação nem colaboração".

Com efeito, a imagem de capa corresponde a uma fotografia tomada em 2010 pelo fotógrafo Daniel Biskup em Castelgandolfo.

Vanity Fair dedicou uma nota à vida pessoal do Bispo assinada pelo vaticanista Andrea Tornielli, na qual ademais se recolhem algumas declarações públicas do Prelado à imprensa. O Bispo jamais concedeu uma entrevista à revista.