Essa quarta-feira no Vaticano começa uma conferência de três dias promovida pelo Pontifício Conselho “Justiça e Paz” para celebrar os 40 anos da promulgação da decisiva Constituição “Gaudium et spes” (Gozo e Esperança) do Concílio Vaticano II.

O tema da conferência é “A chamada à justiça; a herança da Gaudium et spes’” e começará com o discurso inaugural do Cardeal Ângelo Sodano, Secretário de estado.

A conferência compreende sessões plenárias e sessões de trabalho. Cinco oradores assumirão cinco diferentes aspectos da Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo atual “Gaudium et spes”: O Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo de Sao Paulo (Brasil), falará das bases teológicas e eclesiásticas; Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de São Egidio, abordará a perspectiva histórica; Rubens Ricupero, ex-diretor geral da Conferência de Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento, falará da chamada à justiça e a ordem política; Guy Pognon (Benin), da chamada à justiça na ordem econômica e Helen Alvaré, professora da Universidade Católica da América, intervirá sobre o papel da família na ordem social.

Os participantes se propõem analisar o alcance do Magistério Social do Concílio Vaticano II mediante uma reflexão sobre as bases filosóficas e teológicas da tradição social católica, sobre a missão da Igreja na esfera social e sobre sua resposta aos sinais dos tempos e a análise das grandes questões contemporâneas de natureza econômica, política e social (globalização, pobreza, consumismo, paz internacional, imigração, terrorismo, nacionalismos).

A análise destes temas estará acompanhado pela apresentação de modelos concretos de ações eficazes contra a pobreza, o pecado social e o sofrimento em suas diversas formas.