Dom Georg Gaenswein, o secretário pessoal do Papa Bento XVI, fez uma homenagem ao Santo Padre em seu novo escudo episcopal que está inspirado na figura do Pontífice.

Em 6 de janeiro o Santo Padre lhe concedeu a ordenação episcopal em uma cerimônia solene na Basílica de São Pedro. Os novos bispos devem escolher os simbolismos que irão plasmados em seu brasão, e como é tradição, estes simbolismos inspiram seu novo ministério.

A ordenação de Dom Gaenswein era iminente desde que em 7 de dezembro foi nomeado Prefeito da Casa Pontifícia, um cargo que pode ser exercido somente por um Bispo.

Dom Gaenswein reproduziu na metade direita do seu escudo o escudo papal de Bento XVI, a quem acompanha como secretário pessoal desde antes que fosse eleito Papa em 2005.

O escudo papal inclui a concha de Santo Agostinho; o urso de São Corbiniano; e a cabeça de mouro da Frisinga, um elemento que lembra as origens bávaras do Pontífice: a cabeça de etíope que há mil anos aparece no escudo dos bispos da Frisinga (Alemanha).

Para o lado direito, Dom Gaenswein escolheu a figura de um dragão que olha para o escudo papal. Segundo a interpretação heráldica, o dragão representa a fidelidade, a vigilância e o valor, e se se analisa seu sentido católico, o dragão evoca a São Jorge que teve que lutar e derrotar ao dragão dos infernos.

Além disso, outro aspecto do escudo com o qual o Prelado também mostra sua admiração ao papa Bento XVI, é o lema eleito escrito em latim "Testimonium perhibere veritati", "Dar testemunho da verdade", muito parecido ao do Santo Padre que diz assim: "Cooperatores Veritatis", "Cooperadores da verdade".

Dom Gaenswein chegou em 1995 à Santa Sé para servir na Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, e um ano mais tarde foi transferido à Congregação para a Doutrina da Fé, onde começou seu trabalho e caminho de secretário pessoal do então prefeito de dito dicasterio, o Cardeal Joseph Ratzinger, hoje o Papa Bento XVI.