Um total de 6,5 milhões de dólares arrecadados na coleta anual das paróquias nos Estados Unidos foi distribuído em 23 países da América Latina e do Caribe para apoiar projetos de pastoral juvenil em 2012.

O Bispo Auxiliar de Seattle, Dom Eusebio Elizondo, Presidente da subcomissão de Igreja para a América Latina da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, por suas siglas em inglês), manifestou que a ajuda que se brindou foi "alentar programas que desenvolvem a liderança dos jovens na Igreja".

Neste ano, a coleta anual dos dias 26 e 27 de janeiro em todas as paróquias do país está enfocada na evangelização, sobretudo nos ministérios de jovens e adultos. Além disso, servirá para apoiar os diferentes programas de capacitação de catequistas e líderes leigos, assim como a formação de religiosos e seminaristas.

Para que mais jovens possam viver cotidianamente sua fé, a Igreja nos Estados Unidos usará o dinheiro que se arrecade este ano para favorecer a preparação dos jovens que participarão da Jornada Mundial da Juventude Rio 2013, com diversos programas na América Latina.

Dom Elizondo manifestou que "de maneira particular, a coleta é uma oportunidade para a comunidade hispana dos Estados Unidos mostrar sua solidariedade com a Igreja em seus países de origem" e ajudar assim a muitos jovens "a crescer em sua relação com Cristo".

Parte do dinheiro arrecadado se utiliza em retiros, catequese e programas de discernimento vocacional nos distintos países da América Latina. Além disso, a subcomissão beneficiou muitos projetos em diferentes zonas que foram devastadas pelos desastres naturais, como o terremoto no Haiti (janeiro 2010), o terremoto no Chile (março 2010); e o furacão Sandy (novembro 2012), entre outros.